Barra de calça social | Quais os tipos mais usados?

A calça social é um item no guarda-roupa masculino que pode ser responsável por diversos visuais elegantes em diferentes ocasiões. Ela pode ser parte do conjunto de um terno, com blazer e colete, parte de um costume, que é um conjunto de calça e blazer ou uma peça única para compor vários looks com diferentes peças: camisas, camisetas, jaquetas, entre outras opções.


Qual deve ser o comprimento de uma calça social?

Na hora de escolher um look com calça social, é muito importante se atentar ao estilo e tamanho da barra da calça. Entre os diferentes perfis de clientes que recebemos na loja Camargo, são confeccionadas calças com barras de três estilos:


Quais as variações de barras da calça social?

São: Barra tradicional, barra lisa ou simples e barra italiana.


Barra tradicional:

Foto do lado esquerdo mostra modelo masculino do pescoço para baixo. Veste traje social preto, sapato social preto, camisa branca e gravata roxa. A imagem ao lado mostra em detalhe uma foto de joelho para baixo, veste calça social preta e sapato social preto. O modelo está em uma passarela de desfile com plateia ao fundo.
Barra tradicional

Na alfaiataria tradicional, a barra de uma calça social acompanha de forma reta o caimento na perna até cobrir o calcanhar do sapato e se limitar à altura do salto. Desta maneira, a boca da barra da calça tende a ser mais larga. Apesar da tradição, atualmente, a tendência e preferência dos homens giram em torno de barras mais enxutas e que evitem o acúmulo de tecido na região do tornozelo para evitar a desvalorização da silhueta.





Barra Lisa

A barra simples ou lisa é uma escolha bem requisitada entre os clientes da Camargo. Ela é muito similar à barra tradicional, porém, seu comprimento se limita à linha do tornozelo com o início do calcanhar do sapato. A calça social com barra lisa pode ser utilizada com ou sem meia e o resultado fica elegante e moderno.


Barra italiana:

É um estilo de barra de calça social muito utilizado para homens que seguem tendências e, normalmente, não gostam de montar seus looks com meias. Esta barra é confeccionada a partir de uma camada extra de tecido que simula uma dobra bem alinhada e resulta em uma altura um pouco acima do tornozelo. Muito utilizada para descontrair os looks e dar uma identidade de estilo moderno. O alfaiate e fundador da Camargo Alfaiataria, João Camargo, adota este estilo em quase todos os seus visuais.


Dica: Como sempre é sugerido e estudado em cada atendimento aos nossos clientes, o biotipo deve ser levado em conta na construção de uma roupa. A altura e o estilo da barra de uma calça podem ser fatores importantes para alongar a silhueta. Sempre consulte um especialista e descubra a melhor modelagem para você!


Estamos prontos para te atender! Agende seu horário, conheça as opções e receba uma consultoria especializada sobre alfaiataria ao ser atendido pela equipe Camargo

Foto de corpo inteiro de modelo masculino loiro, veste traje social cinza, camisa branca, gravata cinza, sapato social preto e cachecol cinza. Está de óculos escuros no rosto. Está pulando virade de lado, com uma das pernas dobradas, braços abertos e cabeça levemente virada para o lado. Fundo branco